Como já vimos em outros artigos o Perito Judicial é um profissional nomeado pelo magistrado para ajudá-lo na elucidação de fatos.
Hoje eu vou explicar como acontece esta “escolha” do profissional, ou seja como acontece a nomeação do Perito Judicial.
Até março de 2016, sob a vigência do CPC de 1973, o juiz podia nomear o profissional de sua preferência para realizar as perícias.
Entretanto a partir de março de 2016, quando entrou em vigor a Lei 13.105/2015 ou seja o Novo Código de Processo Civil – CPC, a escolha do perito passou ser entre os profissionais devidamente qualificados e inscritos em um cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado. (§ 1º do artigo 156 do novo CPC).
A fim dos princípios da impessoalidade e da equidade a lista de peritos inscritos ficará disponível para consulta de todos os interessados.
Embora profissional de confiança do juízo, o perito não pode ser nomeado em razão de laços de amizade ou de simpatia com o magistrado, vara ou secretaria, mas sim por critérios objetivos e transparentes, já que o perito, como importante auxiliar da Justiça (art. 149 do novo CPC), desempenha papel de extrema relevância para se alcançar a verdade no âmbito do processo judicial.
Portanto, de acordo com o novo CPC o juiz deve nomear o perito considerando a lista de profissionais inscritos no cadastro e ainda de acordo com a sua formação técnica.
Não há preferência de idade ou sexo, ou mesmo tempo de formação. Qualquer profissional legalmente habilitado pode se cadastrar: recém-formado, profissional liberal, funcionário de empresa, funcionário público (há exceções), aposentado ou empresário.
E então, ficou interessado???
Vamos continuar esta conversa sobre a nomeação no nosso próximo artigo, fique ligado no nosso Blog, assine nossa Newsletter e não perca nenhuma atualização.
Artigo por: Renata Pifer
Engenheira Agrônoma e Sanitarista de formação, atua há mais de 26 anos com gestão e engenharia ambiental. Perita Judicial e Securitária há mais de 10 anos. Consultora, Mentora e Palestrante em Gestão Ambiental e Estratégias Sustentáveis na RP Soluções Ambientais. Autora e Coautora de vários livros na área de Saneamento Básico Ambiental e Estratégias Sustentáveis e das coleções “Os Caminhos para Perícia Ambiental” e “Perícia para Peritos Ambientais”. Atua como perita extra-judicial na Alliance Gestão de Conflitos. Presidente e fundadora da Associação Brasileira de Consultores e Consultorias em Sustentabilidade e Engenharia – ABCC e Fundadora do Instituto Brasileiro de Perícia Ambiental – IBRAPA, e da Startup Peritos Associados. Executive and Business Coach. Consultora e Analista Comportamental e Trainer.
Quer ler mais sobre Perícia Ambiental?
[button_2 align=”left” href=”http://www.cetecambiental.eco.br/category/pericia-ambiental/”]QUERO LER MAIS…[/button_2]
Cadastre-se para receber outros artigos como este em seu email.
Conheça nosso Curso de Formação Profissional em Perito Judicial Ambiental.
Conheça nosso Curso de Formação Profissional em Perito Judicial Ambiental.
ACESSE > http://www.periciaambiental.eco.br/perito-judicial-ambiental
Thanks for the above information and i found very great stuff in your website article…
Sürekli güncellenen ve en son gelişmeleri anlık olarak sunan platform, sizi dünyanın nabzıyla buluşturuyor. Son dakika haberlerini kaçırmamak için gamestity takip edin son dakika
This article really helped me a lot. Very useful content, thank you very much.
Great article! Very informative and well-structured. I found exactly what I was looking for. Keep up the good work!